Projeto de alça viária deve ser concluído em junho de 2019

Aquela fila de veículos deixando a Ponte Rio-Niterói e se entrelaçando com outros carros na Avenida Brasil para ter acesso à Linha Vermelha, no Caju, está com os dias contados. As obras de construção de uma alça viária ligando as duas vias estão programadas para começar em janeiro e devem terminar em junho de 2019. O projeto prevê um viaduto com 2.500 metros de extensão saindo da Ponte, na altura do pórtico 3 da Reta do Cais. Com altura variando de 5,5 metros a 12 metros, ele passará sobre a linha férrea do Porto do Rio, cobrirá parte do terreno do Arsenal de Guerra, vai beirar o Cemitério São Francisco Xavier e a Favela Parque Alegria e passará sobre a Rua Carlos Seixas, no Caju, até chegar à Linha Vermelha. Serão duas faixas de rolamento, cada uma com 3,5 metros de largura em sentido único, que deverão aliviar o trânsito na saída da Ponte e no trecho da Avenida Brasil, na altura do Caju.

Será a maior obra na Ponte desde a sua inauguração, há quase 45 anos. A alça chegará à Linha Vermelha na altura do quilômetro 3, ao lado de uma fábrica de concreto às margens da via, a cerca de um quilômetro do atual acesso para quem sai da Avenida Brasil, próximo ao Parque Alegria, no Caju. A expectativa da Ecoponte, concessionária que administra a Rio-Niterói, responsável pela obra, é que a construção beneficie 20% dos cerca de 75 mil motoristas que usam a Ponte em direção ao Rio diariamente. Isso significa dizer que aproximadamente 15 mil veículos deixarão de utilizar um pequeno, mas tumultuado, trecho da Avenida Brasil, no Caju, para acessar a Linha Vermelha.

OUTRA VIA PARA TRANSPORTE DE CARGA

Ao mesmo tempo, a Ecoponte iniciará a construção de um outro viaduto que partirá do Cais do Porto, sob a Reta do Cais, e seguirá junto à alça de ligação com a Linha Vermelha,passará sobre a via expressa e irá desembocar na Avenida Brasil, cobrindo parte da Rua Prefeito Júlio de Moraes Coutinho, na altura de Manguinhos. Trata-se da Avenida Portuária, que terá 3.200 metros em mão dupla e será exclusiva para caminhões de carga que operam na região do porto. Hoje, para chegar ao cais, as carretas precisam usar a Avenida Brasil, passar em frente ao Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, e fazer o retorno à esquerda. Essa obra tirará de circulação da Avenida Brasil, segundo estimativas da Ecoponte, cerca de 2.600 mil veículos de carga por dia.

As duas obras estão previstas no contrato de concessão da Ecoponte, que teve início em junho de 2015. Segundo o diretor superintendente da concessionária, Alberto Lodi, as duas empreitadas custarão R$ 450 milhões, valor que será integralmente pago pela empresa, ainda de acordo com ele. Os viadutos terão assistência da concessionária e câmeras de monitoramento.

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