Os benefícios da fibra de carbono na construção civil é tema destaque no blog Civilização Engenheira, em matéria que teve a contribuição do nosso diretor Marcus Dantas. O material tem sido usado cada vez mais em obras de reforma e, principalmente, retrofit, quando é exigido reforço estrutural, ou seja, aumento da resistência das estruturas de concreto armado.

As principais vantagens dessa aplicação são a agilidade, a praticidade e sua alta resistência. É uma ótima solução para casos em que construções, antigas ou não, estão sujeitas a sobrecargas não previstas no projeto original ou quando a edificação vai passar por alguma intervenção que possa comprometer sua estrutura.

A Retrofit Engenharia é especializada em reforço estrutural com fibra de carbono e já utilizou a tecnologia em diversas obras: Aeroporto do Galeão, Copa Start, Via Parque, Rede D’or, entre outras. Como explica Marcus, o produto é caracterizado por uma combinação de baixo peso, alta resistência e grande rigidez. O seu alto módulo de elasticidade e alta resistência dependem do grau de orientação das fibras, isto é, do paralelismo entre os eixos das fibras. Por esse motivo, a aplicação do produto exige a contratação de empresa especializada.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Deixe seu comentário