Open space e conceito biofílico são dois destaques do projeto, concluído em tempo recorde e durante a pandemia

Com larga experiência em grandes projetos de engenharia na área da Educação, a Retrofit Engenharia foi a empresa escolhida pela Inspira Rede de Educadores para construir o novo mega escritório da instituição no Centro do Rio de Janeiro. A construtora já havia sido responsável pelo retrofit comercial da primeira sede da empresa e pela construção do Colégio Physics Umarizal, também da rede, em Belém.

Como a própria essência do cliente, o escritório precisava ser um espaço inspirador, amplo, que conectasse as pessoas e favorecesse a criatividade, como comenta André Aguiar, fundador e CEO da Inspira:

Na nossa visão, um negócio no setor de Educação depende de pessoas inspiradoras, vocacionadas. E premiar essas pessoas com um ambiente bacana, amplo, que seja inspirador também, para a gente é algo estratégico. E a gente não podia errar nem na concepção, nem na execução da construção desse espaço. Por isso pensamos na Retrofit e na Quorum. Já há mais de sete anos fazemos grandes projetos juntos e nunca tivemos problemas no projeto, na execução, no orçamento ou no cronograma. Mais uma vez um casamento perfeito e a gente está feliz da vida”, diz.

Numa parceria com a Quorum, foi criado um conceito open space, que expressa essa horizontalidade das relações entre sócios e colaboradores. A inovação ficou por conta do design biofílico, ou seja, que resgata os ambientes naturais para dentro do espaço construído, como explica Eduardo Eduardo Jaeger, fundador e diretor da Quórum Rio Consultoria e Projetos:

Quando chegamos aqui e vimos esse espaço magnífico, esse pé direito duplo, essa luminosidade, isso acendeu todas as ideias e imaginações. Desses janelões vemos a Baía da Guanabara, monumentos importantes, os museus aqui da Praça Mauá e o mar. Então pensamos: vamos trazer para cá um conceito de design biofílico, que é um amor, um amor sublime, digamos assim, à vida, à natureza. Trouxemos plantas para cada conjunto de estações de trabalho o que também mexe com percepção, a sensibilidade do funcionário e do usuário”, relata.

DESAFIOS DO PROJETO

O projeto era desafiador: 45 dias para entregar um escritório de cerca 800 m² para 170 pessoas, considerando que a obra seria realizada durante a pandemia. Mas, acostumada a grandes desafios, a Retrofit Engenharia mais uma vez entregou a obra no prazo e com a qualidade exigida. “Um dos grandes desafios foi o prazo por conta da desmobilização dos outros escritórios da Inspira. Então foram 45 dias de elaboração de projeto executivo, projeto de instalações e execução da obra, incluindo todas as instalações elétricas e de cabeamento estruturado para 170 postos de trabalho e ainda um auditório para cerca de 30 pessoas”, explica Vanessa Pontes, engenheira civil na Retrofit, responsável pelo projeto.

A obra ainda teve uma particularidade: a preocupação com a saúde dos colaboradores e parceiros durante a pandemia. “Contamos com um técnico em enfermagem disponível em tempo integral para medir a temperatura de todos e coordenar a higienização dos locais, das superfícies e das ferramentas”, relata a Vanessa.

Mas desafios não intimidam a Retrofit Engenharia, como destaca Gustavo Montoan, gerente de Infraestrutura da Inspira. “A Retrofit lida muito bem com os desafios. Eu já confiava na empresa pelos projetos anteriores. Ela traz as questões, mas normalmente já vem com uma solução”, declara.

“Mesmo com esse cenário de pandemia, a  Retrofit se desdobrou. As equipes trabalharam mais de 12 horas por dia, fins de semana inclusive, e isso foi predominante para a entrega no prazo. Acompanharam de perto o cronograma físico-financeiro e foi realmente impressionante”, reconhece Jório Jadjiski, diretor de Operações da Inspira.

A Retrofit é movida a desafios! Temos a satisfação da fazer parte do crescimento da Inspira! A Quórum fez um excelente projeto e nós não medimos esforço para atender todas as demandas do cliente, com qualidade, prazo, meta, pensando sempre nas condições de trabalho e segurança da nossa equipe, face a pandemia! Estamos todos de parabéns, a obra ficou linda! Com a satisfação de todos!”, comemora Marcello, diretor da Retrofit.

Veja mais fotos aqui