Um dos marcos da história da Retrofit Engenharia é a sua contribuição para a maior festa popular do mundo: o Carnaval Carioca. A empresa foi a responsável por obras de modernização das quadras de três das mais tradicionais agremiações, que desfilam este ano pelo grupo especial: Portela, Imperatriz Leopoldinense e Unidos de Vila Isabel. As escolas de samba receberam diferentes intervenções em seus espaços visando aumentar o conforto para receber eventos ao longo do ano e, claro, os ensaios para os desfiles.

Portela:

Reforma da quadra da Portela

A obra de maior porte aconteceu na quadra da Portela, em Madureira, em 2012. A estrutura, que estava bastante deteriorada, foi reconstruída dando lugar a novos espaços. Com dois andares, o ganhou ampla cobertura e camarotes decorados como fachadas de casebres típicos do centro do Rio. Em um dos muros, foram pintados versos de Candeia, imortal compositor da escola.

Entre as principais transformações, realizadas em quatro meses de obra, estão as rampas de acessibilidade e elevadores, dez banheiros, praça com quiosques e espaço para apresentação da bateria. Além disso, foi ampliado o espaço destinado à capacitação profissional de moradores locais, com 22 salas, incluindo biblioteca e laboratório de informática, tudo climatizado.

Imperatriz Leopoldinense:

A quadra da escola de Ramos, com capacidade para 4,5 mil pessoas, ganhou melhorias. Entre elas: a construção de novos palcos (principal e da bateria), reforma dos camarotes e execução de rampas de acesso (para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida). A reforma também incluiu a nova estrutura metálica da cobertura da quadra, os banheiros, os bares e uma nova cozinha. A fachada foi remodelada através de um trabalho de complementação e recuperação dos muros, e ganhou portões em chapa de aço (adequados às normas de emergência). Foram feitas ainda a recuperação de todas as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

Outra melhoria fundamental foi a recuperação da quadra coberta, que passou a ter proteção de tela e recebeu novos equipamentos como cestas para basquete, traves para futebol de salão e estrutura para rede de vôlei. Com isso, além de abrigar as atividades da escola de samba, a quadra também passou a poder ser utilizada para atividades de esporte e lazer da comunidade.

Unidos de Vila Isabel:

Localizada na famosa Boulevard 28 de Setembro, a quadra da Unidos de Vila Isabel é a segunda maior quadra das escolas de samba cariocas, com capacidade para 11 mil pessoas em 4 mil metros quadrados de área construída. A intervenção da Retrofit Engenharia no local, em 2009, teve o objetivo de melhorar o conforto acústico do espaço. “Foi feito um novo revestimento acústico para reduzir o incômodo à vizinhança do som alto emitido nos ensaios e shows que acontecem no local”, comenta Marcus Dantas, diretor técnico da Retrofit Engenharia.

Para conhecer mais sobre as soluções da Retrofit Engenharia para modernização e recuperação de edificações, clique aqui. E não deixe de conferir nosso portfólio com obras em diferentes setores.

Deixe seu comentário