Bastante comum no setor de Construção Civil, o trabalho em altura é aquele executado a mais de 2 m de elevação, como em serviços de modernização e tratamento protetor de fachadas oferecido pela Retrofit Engenharia. Essa modalidade de trabalho é regulamentada pela Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que determina os requisitos mínimos e as medidas de proteção, compreendendo a organização, o planejamento e sua execução, buscando garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores que estejam envolvidos de forma direta ou indireta com esta atividade.

Prevenção de acidentes

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a queda dos trabalhadores de diferentes níveis é uma das principais causas de acidentes de trabalho graves ou fatais. Muitos deles poderiam ser evitados se as medidas preventivas estipuladas pela NR 35 fossem seguidas integralmente.

O texto estabelece como responsabilidade do empregador medidas como assegurar a avaliação prévia das condições do local de trabalho em altura, garantir informações sobre riscos e medidas de controle aos trabalhadores e organizar e arquivar a documentação prevista na norma. Enquanto isso, segundo o documento, cabe aos trabalhadores cumprir com as disposições legais da normativa, interromper suas atividades quando detectado risco grave e iminente e zelar pela segurança e saúde de outras pessoas que possam ser afetadas pelas suas ações.

A Retrofit Engenharia conta com equipe qualificada e treinada pela NR-35 para atuação nas obras que envolvam trabalho em altura. Todas as nossas obras são necessariamente precedidas pela análise preliminar de riscos, a adoção de procedimentos de proteção e prevenção de acidentes e qualificação do trabalhador. Conheça algumas delas.

Fontes: www.trabalho.gov.br e http://www.abpa.org.br

Deixe seu comentário