Segundo a Norma de Desempenho NBR 15.565, retrofit é a remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando à valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil e eficiência operacional e energética.

Portanto, a aplicação das técnicas do retrofit faz com que edificações possam ganhar fachadas renovadas, instalações com comodidade e conforto, tecnologia e melhoria na relação custo/benefício de seus equipamentos, valorizando o imóvel e preservando suas características arquitetônicas.

Conheça as principais vantagens do retrofit:

  1. Economia e redução de custos futuros com manutenção

A despesa com a troca de materiais e execução do projeto pode demandar, a princípio, um investimento alto. No entanto, quando bem planejado e executado, em longo prazo, o retrofit gera economia pelas novas tecnologias usadas, como novos sistemas hidráulico e elétrico. E o investimento vale a pena: reduzem-se os custos futuros com manutenção, prolonga-se a vida útil do imóvel, sem falar na valorização que o local ganha.

  1. Preservação das características arquitetônicas:

Cada integrante do cenário urbano conta uma história. O retrofit permite mantê-las nas edificações antigas, preservando e revalorizando sua memória.

  1. Aumento da vida útil do empreendimento:

O retrofit não apenas moderniza e valoriza um imóvel, mas aumenta também sua vida útil por meio da inserção de tecnologias, sistemas modernos e materiais que valorizam as características do imóvel, tornando-as compatíveis aos usos e restrições urbanos atuais.

  1. Valorização da propriedade:

A modernização da construção por si já valoriza o imóvel e o torna mais atrativo para locação e venda. Mas o retrofit pode ainda tornar o imóvel mais competitivo em relação aos novos empreendimentos imobiliários. A valorização vai depender do projeto, do material utilizado durante o serviço e da qualidade da execução da proposta, e pode chegar a mais de 50%. O entorno da propriedade também tende a ser valorizado.

Deixe seu comentário