Conversamos com o coach André Wyllie da Advanza Consultoria, sobre motivação e ele deu dicas preciosas para os profissionais que querem aumentar a motivação no trabalho e para empresas que precisam lidar com a desmotivação de seu time.

1-Em geral, quais são os principais desafios da motivação no trabalho?

A motivação é a força que nos move para a ação e todo comportamento é resultado de uma necessidade não satisfeita, ainda que de maneira inconsciente. Nem todas as pessoas assumem a responsabilidade pelos resultados que obtêm e preferem atribuir aos outros, à empresa, ao governo, à falta tempo e dinheiro, a culpa por não conseguirem atingir suas metas e satisfazer seus desejos. O principal desafio é compreender suas próprias necessidades e usar sua iniciativa e seu poder pessoal para obter aquilo de que precisa, sem justificativas, sem desculpas, apenas buscando melhorar sempre.

 

2-O que as empresas podem fazer para estimular a liderança e a motivação no dia a dia?

As empresas podem, através de exemplos reais, feedbacks e iniciativas constantes de aprendizado, mostrar a seus colaboradores e líderes que o sucesso só se materializa quando cada um assume total responsabilidade sobre seus atos e sobre os resultados que foi capaz de produzir, sem culpar ninguém, mas dando o melhor de si para avançar a cada dia.

 

3-O que é preciso perseguir para recuperar a motivação no trabalho?

As principais dicas são: descobrir seu propósito; assumir seu poder pessoal de empreender mudanças quando as coisas dão errado; e satisfazer suas necessidades. Façam-se as seguintes perguntas: “O que meu trabalho traz de bom para mim, para a empresa e para a sociedade em geral, que me faz querer continuar todos os dias dando o meu melhor?”; “O que posso fazer para sair do espaço do problema, onde há queixas, insatisfação e obstáculos, e ir para o espaço da solução, onde há oportunidades, realização e bons resultados?”; “Do que preciso agora e como posso obtê-lo – qual é o meu plano?”

 

4-Pode alguém se motivar independente dos fatores externos?

Sim, a motivação pode ser intrínseca (que vem do próprio indivíduo) ou extrínseca (que vem de fatores externos, recompensas etc). As motivações extrínsecas, em geral, resultam num rápido aumento de desempenho, porém não são duradouras. A prática empresarial mostra que as motivações intrínsecas são as que garantem altos desempenhos a longo prazo. Normalmente, estas estão relacionadas com o desejo pessoal de enfrentar desafios, com a atribuição de responsabilidades crescentes, com o orgulho de pertencer a uma determinada equipe, com a vontade de aprender mais, com o desejo de se sentir no comando, com a possibilidade de atingir objetivos.

 

5-Qual o papel dos colegas nesse processo? Em um ambiente com pessoas desanimadas, desmotivadas, é possível manter-se alheio e seguir motivado?

O desânimo dos colegas e os momentos difíceis pelos quais uma empresa passa podem ser “contagiosos”. Porém é possível manter o moral elevado apesar das dificuldades e das opiniões pessimistas. Nesses momentos, a rápida atuação do líder é fundamental para impedir que o desânimo de uns influencie os outros. A recíproca é verdadeira – às vezes, pequenas ações consistentes dos mais otimistas contagiam positivamente os membros da equipe e promovem mudanças transformadoras.

 

6-Como o trabalho de um coach pode ajudar?

O trabalho de um coach é ajudar seu cliente a reunir recursos pessoais para atingir metas que ele não está conseguindo alcançar sozinho naquele momento. Um coach pode ajudar líderes a avaliar o estado de motivação dos colaboradores e determinar ações eficazes para recuperar o espírito de equipe quando os desafios são muitos grandes. Também é possível fazer coaching coletivo com a equipe de maneira a identificar e superar as dificuldades.

 

O coach André Wyllie deu um treinamento de motivação para o time da Retrofit Engenharia, que você pode conferir neste link.

 

2 comentários
  • Ronilson Mendes dos Santos

    Todo conhecimento adquirido em treinamento deve principalmente ser colocado em pratica para que o investimento seja eficaz e os resultados esperado comecem a aparecer.
    Já participei de vários trenamentos diferentes sobre motivação, organização, trabalhos em equipe, etc, e sempre que posso, multiplico com a equipe de obra ou em outro lugares como associações e igrejas onde frequento. Ensinar também é uma maneira de aprender e colocar em prática todo ensinamento recebido.

    Quanto a esse treinamento própriamente dito, me surpreendeu pois me ensinou conceitos que já sabia e me trouxe para um universo que já frequento mas via com outros olhos!!!

    Percebi que posso e tenho que realizar as mudanças sugeridas para “avançar por águas mais profundas” juntamente com a RETROFIT ENGENHARIA.
    Avançar é Ousar e para ganharmos mercado, esse avanço será necessário para a melhoria da empresa.
    Quero ser +/+ e para isso não vou abrir mão de optar pelo X (só espero que todo na empresa façam a mesma opção, para que todos ganhem.

    André Wyllie foi um ótimo palestrante e recomendo para quem leia esse meu comentário.

    Parabéns aos idealizadores dessa iniciativa, espero que tenham outros!!!!

    • Jannaina

      Que bom que gostou!
      Obrigado pelo feedback.
      Abs

Deixe seu comentário