O retrofit ainda é uma solução recente no mercado da construção civil brasileiro. Por isso, ainda alguns mitos ainda “rondam” esse tema. Nesse artigo, elencamos e desmistificamos os 3 principais que encontramos no dia a dia no contato com nossos clientes. Confira!

Mito 1: Retrofit é uma solução cara
Em um primeiro momento, a obra de retrofit pode ser mais cara que uma simples reforma ou construção, porém a execução desse projeto proporcionará inúmeros benefícios para o imóvel e trará economias que compensarão os custos, tais como de energia em função da modernização do sistema elétrico e a redução dos custos de manutenção do imóvel. Além disso, prolonga-se a vida útil da edificação, que pode chegar a valorizar mais de 40%.

Mito 2: Apenas prédios antigos precisam de retrofit
Segundo Marcus Dantas, diretor e responsável técnico da Retrofit Engenharia, não há idade mínima para um imóvel passar por retrofit. “Se o ambiente não proporciona boas condições de ocupação, não garante bem-estar aos usuários e compromete a eficiência energética, é hora de retrofitar. Geralmente se percebe a necessidade de modernizar um ambiente quando ele começa a exigir muita manutenção recorrente ou quando o consumo energético começa a aumentar muito. Outro momento é quando há alguma mudança em normas de segurança e o proprietário precisa intervir no ambiente para adequá-lo às exigências legais”, explica Marcello.

Mito 3: Retrofit é o mesmo que reforma, só que com um nome diferente
É comum confundir “retrofit” e “reforma’, porque esses conceitos têm uma essência em comum, porém há diferenças substanciais entre eles. A reforma visa a realização de melhorias, sem compromisso com as características anteriores. Já no retrofit a intenção é conciliar renovação e manutenção, pois ao mesmo tempo em que se deve modernizar a edificação, é preciso manter suas características originais.

Ficou com vontade de entender melhor o retrofit e suas vantagens, então confira também estes artigos:

O que é retrofit e quando fazer

Vantagens do retrofit
Retrofit de fachada moderniza e revaloriza o imóvel

Deixe seu comentário